Foto: Divulgação
As eleições unificadas para o Conselho Tutelar ocorrem neste domingo, 1º de outubro, das 8h às 17h, em todos os municípios brasileiros. Sua participação é muito importante! Qualquer pessoa com título de eleitor regularizado pode votar. O voto é facultativo, mas o processo de escolha, democrático e participativo, é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos de crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.
É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso. Os locais de votação são divulgados pela prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município.
Nas cidades com mais de um Conselho Tutelar, os locais são agrupados conforme as zonas e as sessões eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral, que fornece as listas de eleitores em cada região. As listas com os nomes dos candidatos e seus respectivos números para votação podem ser consultadas nos sites das prefeituras de cada município. Para votar, é necessário levar documento oficial com foto. No dia do pleito, é permitida a manifestação de forma individual e silenciosa do eleitor em favor do candidato escolhido, usando bandeiras, broches e adesivos.
Todo o processo é fiscalizado pelo Ministério Público. Se alguém presenciar irregularidades, pode denunciar pelo telefone de plantão da Promotoria de Justiça do seu município ou ainda para Brigada Militar. Em Sobradinho, candidatos que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar de Sobradinho, com seus respectivos números são: Adão Pintor (66); Ana Rita(51); Danielli Franceschi(20); Elenice Librelotto(16); Elias Maria(25); Ení de Macedo(78); Fernanda Coleraus(33); Gisele Bertó(19); Gorete Monteiro(30); Ionara Jornada(48); Jerônimo Dalberto(55); João Antônio Cides (90); Julianê Souzza (57); Maxcemira Trevisan(21); Professor José Alves (23); Vilson de Lima (Quinho) (35). Serão oito urnas na área urbana de Sobradinho e outras quatro no interior.