Foto: Henrique Lindner
A Escola Estadual Santo Carniel é a única do Centro Serra a adotar aulas em Tempo Integral. Através deste sistema, adotado este ano, os alunos de 1º ao 9º anos, passam o dia inteiro na Escola com direito a quatro refeições diárias. Além das tradicionais disciplinas, num dos turnos, eles participam de atividades que integram novos componentes curriculares, como por exemplo, agroecologia e cultura digital.
No programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, na manhã desta terça-feira, 25, a diretora da Escola Jucelaine Bohrer, e os professores Marcelo Dagort e Aline Tolotti Dahlke e a supervisora escolar Lucijane Ferreira, avaliaram a experiência até este momento. Conforme eles, foi um desafio, tanto para os alunos, quanto para os professores, uma vez que o Tempo Integral exige uma mudança drástica na rotina da Escola, professores, alunos e pais.
A diretora Jucelaine destacou que a Escola precisava passar por revitalização e o Tempo Integral trouxe essa mudança, dando novo ânimo para a comunidade escolar. Conforme ela, um dos fatores que contribuíram para a implantação deste novo sistema foi o grande número de alunos em vulnerabilidade social que frequentam a Escola Santo Carniel. Os professores lembraram que, além de conteúdos curriculares são oferecidas outras atividades como jogos, vídeos, atividades lúdicas e de reforço escolar. Eles ressaltaram ainda que o Tempo Integral está ajudando muito na recuperação do déficit gerado pelo período sem aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19.