Diretor Geral do DAER garante recursos para obras no Centro Serra

Luciano Faustino garantiu ainda empenho do DAER para adequar e remodelar os trevos de acesso à Sobradinho e Arroio do Tigre

jun 11, 2021

Luciano Faustino – Foto: DAER

O Diretor Geral do DAER revelou detalhes sobre as obras em rodovias da região, dentro do programa Avançar, anunciadas esta semana pelo governo do Estado. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Luciano Faustino, confirmou os recursos necessários para o término da ligação asfáltica entre Lagoa Bonita e Passa Sete, que deve estar concluída no ano que vem. Ele também garantiu recursos para a elaboração do projeto técnico para a futura construção da terceira pista na ERS-400 entre Candelária e Sobradinho.

Ele destacou que este estudo técnico é que vai apontar quantos quilômetros terão a pista auxiliar. Quanto aos recursos para a execução da obra, Faustino disse que isso deverá ser agilizado posteriormente, mas, afirmou que a intenção é concluir o projeto ainda neste governo, o que é necessário para abertura da licitação. Sobre a recuperação da ERS-347 entre Segredo, Sobradinho e Ibarama, o diretor do DAER garantiu que estão previstos quase R$ 1,5  milhão de reais, não sendo necessária abertura de licitação, uma vez que já existe um contrato de manutenção em vigor. Conforme ele, o serviço incluirá a recuperação geral da pista nos trechos mais críticos, e uma nova sinalização.

Luciano Faustino confirmou também a elaboração de um novo projeto para o asfaltamento da estrada Segredo/Lagoão, na sequência da ERS-347. Segundo ele, o projeto original da obra é muito antigo, de 1998, e precisa ser atualizado a fim de possibilitar a abertura de uma nova licitação. Faustino esclareceu que para esta obra, ainda não há verba para sua execução, apenas para o projeto técnico.

Na entrevista desta sexta-feira (11), foram confirmados ainda recursos para a recuperação da estrada de chão entre Sobradinho e Cerro Branco. Ao ser questionado se o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite, não tem caráter eleitoral, o diretor geral do DAER garantiu que, desta vez, será diferente de outras épocas, uma vez que o governo do Estado está anunciando apenas aquelas obras, para as quais, há dinheiro.

Conforme ele, isso foi possível, entre outros fatores, graças a um maior planejamento, readequação do fluxo de caixa e privatizações. Luciano Faustino garantiu ainda empenho do DAER para adequar e remodelar os trevos de acesso à Sobradinho e Arroio do Tigre, a fim de torná-los mais seguros.

O anúncio feito pelo governo do Estado prevê ainda recursos para a contratação do projeto técnico do acesso asfáltico à Tunas, além de obras em várias outras regiões do Rio Grande do Sul, num total de R$ 1,3 bilhão, de recursos próprios, além de investimentos da iniciativa privada com a concessão de rodovias, entre elas, a RSC-287.