O diretor-geral do DAER garantiu, mais uma vez, que o trecho em obras da ERS 347 passará por uma recuperação. Luciano Faustino concedeu entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, nesta terça-feira (16), e assegurou que vai notificar a empresa responsável pela obra para que faça o serviço. O diretor afirmou que o contrato prevê que a responsabilidade pela manutenção é da construtora e, no caso de não tomar providências, existe a possibilidade de aplicação de multa. Faustino disse que será necessário fazer a colocação de material novo nos trechos onde houve o afloramento de muitas pedras da base, e que isso deverá ser providenciado, no máximo, até o fim do mês. Promessa semelhante ele já havia feito em maio, porém nada foi feito nesse sentido.
O ponto mais crítico da estrada fica na região de Serrinha do Pinhal, Segredo. Nesta segunda-feira, um ofício foi entregue para os representantes do Governo do Estado que estavam em Ibarama, cobrando a recuperação da estrada. Fizeram a entrega o presidente da ACISS de Segredo, Diego Folmer Gregório, o morador de Serrinha do Pinhal Alceu França Alves, o prefeito Claudio Trevisan e a secretária de Finanças e primeira-dama, Marli de Nardi Trevisan. Na entrevista desta terça, o diretor do DAER informou que do total de 28 quilômetros 20 já estão com a terraplenagem concluídos. Conforme Luciano Faustino, o fluxo de recursos é de R$ 1 milhão e meio de reais por mês e que a previsão é de aumentar esse repasse nos próximos meses para aproveitar o tempo seco, e assim, viabilizar o início do asfaltamento ainda em 2025.
Até agora foram investidos 15 milhões na obra. Ele confirmou a previsão de construção de uma ponte sobre o Arroio Serrinha, nas proximidades da divisa entre Segredo e Lagoão. Sobre a ERS 400, Faustino confirmou que já foi determinada a elaboração do anteprojeto de engenharia da terceira pista, com previsão da licitação da obra em 2026. O diretor-geral também garantiu que até o final deste ano deverá ser licitada a obra de asfaltamento entre Tunas e Jacuizinho. Luciano Faustino ainda confirmou que serão destinados cerca de 2 milhões de reais para a elaboração do projeto de engenharia da ligação asfáltica entre Ibarama e Agudo. Quanto à manutenção da ERS 347 entre Sobradinho e Ibarama, e da ERS 400, entre Candelária e Sobradinho, serão feitos reparos nos pontos mais críticos.