A Delegacia de Polícia de Sobradinho, que atende seis municípios da região, conta com apenas seis agentes para atender toda a demanda de crimes que precisam ser esclarecidos. Este é o menor efetivo da história da Delegacia, conforme a delegada Graciela Foresti Chagas, que concedeu entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM nesta segunda-feira (06). Conforme ela, houve perdas de policiais e aposentadorias que não foram repostas. De acordo com a delegada, todo policial civil faz um regime de plantão de sobreaviso diário de segunda a sexta-feira, conforme uma regulamentação de sistema de sobreaviso, conforme lei implementada neste ano.
A delegada Graciela afirmou que, com esse número de efetivo, caso fossem atender os sete dias por semana neste regime, a delegacia ficaria esvaziada durante a semana. Por isso, as prisões em flagrante efetuadas pela Brigada Militar durante o final de semana devem ser apresentadas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Cruz do Sul para formalização do registro e devido encaminhamento pela autoridade policial. Esta foi uma decisão tomada pelo delegado Regional da Polícia Civil e o Comando Regional da Brigada Militar.
No entanto, os policiais civis de Sobradinho continuam atendendo locais de crimes que exigem a presença da Polícia Civil e da perícia, como homicídios, roubos e furtos qualificados, também aos finais de semana. Durante a entrevista, a delegada anunciou que um novo policial civil chega nesta segunda-feira para compor o efetivo. A apresentação de presos em flagrante na Delegacia de Polícia de Sobradinho durante o final de semana deve ser normalizada quando novos policiais civis estiveram lotados junto à delegacia. A delegada não precisou um data para que esta normalização ocorra.