A Defesa Civil de Sobradinho ainda aguarda a confirmação, por parte do Exército Brasileiro, da instalação de uma ponte provisória no passo do bairro Baixada. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Cassiano Ruoso, não foi possível nenhuma resposta nesta semana, após pedido encaminhado e aprovado pela Defesa Civil Gaúcha ainda na semana passada.
O vereador Jonas Horbach (PT) intermedia o pedido junto ao Secretário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, em Brasília. Conforme Ruoso, a liberação da ponte provisória está demorando muito mais do que o previsto.
Ele ainda destacou que, caso não haja uma resposta positiva na próxima semana, a Prefeitura deverá providenciar a construção de uma nova passagem. A estrutura, desta vez, deverá ser semelhante à utilizada na “Ponte do Treviso”, que liga o Centro à Avenida Euclides Bento Pereira.
O acesso que havia sido construído pela prefeitura já foi levado pelas águas em outras duas oportunidades. Atualmente, o acesso de veículos está sendo feito exclusivamente pela rodovia que contorna a cidade, aumentando a distância em mais de 5 quilômetros para os moradores do bairro. Para os pedestres, a ligação ocorre por meio de pinguelas.