Um grupo formado por integrantes do Conselho dos Usuários fez, na semana passada, uma vistoria em trechos críticos da RSC-287, incluindo desvios e acessos temporários em municípios do Vale do Rio Pardo. A inspeção ocorreu no início deste mês e teve como objetivo avaliar as condições da rodovia após os danos causados pelas enchentes.
O deputado estadual Elton Weber (PSB), que participou da ação, destacou a urgência de melhorias, principalmente nos desvios provisórios. Ele apontou como um dos principais problemas a largura insuficiente dessas vias alternativas, citando o desvio na localidade de Linha do Rio, em Candelária, onde não há espaço seguro para a passagem simultânea de dois caminhões. Weber também ressaltou a necessidade de ampliar a pista temporária em Mariante, devido ao intenso fluxo de veículos e ao risco elevado de acidentes.
Além do deputado, participaram da vistoria o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e representantes da concessionária Rota de Santa Maria. As inspeções técnicas foram realizadas nos municípios de Candelária, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Durante a fiscalização, Capeluppi garantiu que todos os projetos de recuperação e melhorias, incluindo os ajustes nos desvios, serão submetidos à avaliação do Conselho dos Usuários antes da aprovação final.