A construtora responsável pelas obras da ERS 347 deu início a primeira etapa do asfaltamento da rodovia. Trata-se da imprimação, a aplicação de uma emulsão asfáltica sobre a base já concluída. O trabalho teve início na tarde dessa quarta-feira (18), na saída de Segredo para Lagoão. De acordo com o superintendente do DAER de Santa Cruz do Sul, João Batista da Rosa Almeida, esta etapa serve para firmar e proteger a base de brita para posterior aplicação da camada asfáltica. Tecnicamente, isso pode ocorrer 72 horas após a imprimação. Nesta sexta-feira (20), pela manhã, o engenheiro do DAER, representantes da empresa e demais lideranças vão percorrer as obras e definir o início do asfaltamento propriamente dito.
Os integrantes do grupo SOS Segredo a Lagoão, formado por moradores dos municípios que acompanham as obras de perto, comemoraram o início desta etapa e lembraram da pressão exercida pela comunidade para que o projeto se concretizasse. Conforme um dos membros do grupo, Alceu França Alves, do trecho total de 28 quilômetros que ligam os dois municípios, a terraplenagem está totalmente concluída. Atualmente, a empresa trabalha na regularização da base na altura do km 7,5. Cinco quilômetros de base já estão concluídos dos quais 2,5 já podem receber a imprimação.
Também em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho na manhã desta quinta-feira (19), o superintendente do DAER disse que hoje e amanhã estará vistoriando as obras. Nesta sexta-feira, João Batista Rosa de Almeida vai se reunir, no trecho, com representantes da empresa para definir a data de início da aplicação da camada asfáltica, o que deve ocorrer nos próximos dias. Ele também disse que para a ponte sobre o Arroio Serrinha foi localizado o projeto de engenharia original. Neste momento ele está passando por adaptações para garantir maior vazão de água por conta da enchente de 2024.









