Pesquisar
Close this search box.

Cartórios eleitorais da região estão trabalhando nos últimos preparativos para as eleições deste ano

Neste ano, haverá novamente a identificação biométrica do eleitor que já possui identificação pelo digital. A previsão do Cartório Eleitoral de Sobradinho é encerrar a totalização dos votos às 19 horas

Foto: Henrique Lindner

Os dois cartórios eleitorais da região estão trabalhando nos últimos preparativos para as eleições deste domingo. Como em outros pleitos, este ano novamente haverá a transmissão dos votos direto de vários locais de votação, como prefeituras e Câmaras de Vereadores. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM desta terça-feira, 27, o chefe do Cartório Eleitoral de Sobradinho disse que isso ocorre principalmente em locais com grande número de seções, como é o caso da Escola Copetti de Sobradinho, onde há nove seções instaladas.

Rafael Miranda também explicou o funcionamento da urna eletrônica e assegurou que ela possui diferentes mecanismos de segurança. Ele também lembrou que é importante o eleitor verificar com antecedência o seu local de votação, porque há municípios onde houve alterações de algumas seções. Ontem, também em entrevista ao programa Enfoque, a juíza eleitoral de Arroio do Tigre, Márcia Mainardi, lembrou que não será permitido ingressar com celular na cabine de votação. O aparelho deverá ficar junto à mesa eleitoral, dentro de um recipiente específico para isso. Eleitores idosos têm preferência na hora de votar e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão levar alguém para ajudar a usar a urna eletrônica.

No dia da eleição, o eleitor pode manifestar sua preferência política, desde que de forma silenciosa, inclusive poderá usar camiseta ou bandeira de seu candidato. Porém, não são permitidas aglomerações. Neste ano, haverá novamente a identificação biométrica do eleitor que já possui identificação pelo digital. A previsão do Cartório Eleitoral de Sobradinho é encerrar a totalização dos votos às 19 horas. A Justiça eleitoral orienta os eleitores a levar anotado os números de seus candidatos, a chamada colinha. Neste domingo, a ordem para votar começa com o candidato a deputado federal. Na sequência deputado estadual, senador, governador e, por fim, presidente da República.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade