Pesquisar
Close this search box.

Caravana de Direitos na Reconstrução do RS fez mais de 150 atendimentos em Sobradinho

A atividade foi promovida pela Defensoria Pública da União, com o objetivo de levar assistência jurídica integral e gratuita para a população das cidades atingidas pelas enchentes, em Sobradinho.
Foto: Divulgação

Uma equipe de cerca de 30 pessoas, reunindo profissionais e servidores da Defensoria Pública da União, INSS e Cartório de Registro Civil, com o apoio do Exército Brasileiro, CRAS, Polo de Educação e Prefeitura de Sobradinho, esteve envolvida, nessa segunda (16) e terça-feira (17), no atendimento do projeto Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A atividade foi promovida pela Defensoria Pública da União, com o objetivo de levar assistência jurídica integral e gratuita para a população das cidades atingidas pelas enchentes, em Sobradinho. De acordo com o Defensor Público Federal e Coordenador da Missão em Sobradinho, Junior Leite do Amaral, foram feitos 156 atendimentos, sendo o serviço mais procurado a busca de informações e dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100,00 daquelas pessoas atingidas, mas que ainda não receberam o benefício.

Além do Auxílio Reconstrução, a Caravana de Direitos também realizou atendimentos sobre o Bolsa Família, Abono Salarial, Senha do Gov.br, Caixa Tem, Saque-Calamidade do FGTS, Programa Pé de Meia, Seguro Habitacional, Seguro Desemprego, Auxílio Gás e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Cartório de Registro Civil de Sobradinho, também esteve presente na ação e atendeu 61 solicitações, entre certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

As equipes da Defensoria Pública da União e de demais órgãos foram instaladas com toda a estrutura para receber a população no Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho, no Bairro Vera Cruz, junto ao CRAS Nascer do Sol. A secretária da Assistência Social de Sobradinho, Juliana Marion, e o chefe da Defesa Civil, José Carlos Spanevelo, estiveram nos dias do evento conferindo as atividades e reforçando o apoio da Administração a essa importante iniciativa da Defensoria Pública e da Advocacia Geral da União.

O Defensor Público, Junior Amaral, destaca que a cada semana, as missões percorrem um grupo de cidades para esclarecer dúvidas e oferecer suporte à população afetada pela enchente. A Caravana iniciou em julho e, nos dois primeiros meses de atividades, foram atendidas mais de 17 mil pessoas em 50 missões. Até o final do programa, a Caravana irá levar auxílio para os munícipes de 111 cidades do Rio Grande do Sul.

Nesta quarta (18) até às 17 horas, e na quinta-feira (19), das 8 às 13 horas, a Caravana estará em Arroio do Tigre, no Clube 25 de Julho. A previsão de encerramento do atendimento físico nas localidades é dia 31 de outubro, mas o atendimento virtual deve permanecer, com uma equipe centralizada em Brasília. Para moradores de municípios não alcançados pelas missões presenciais, o atendimento está disponível pelo aplicativo DPU Cidadão e pelo WhatsApp (61) 9-8352-0067.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade