Pesquisar
Close this search box.

Câmara de Sobradinho recebe estudo técnico para municipalização de acessos

Para o prefeito Armando Mayerhofer, mesmo que isso aumente as despesas da Administração Municipal, é necessário pensar nas vidas que serão salvas

Foto: Arquivo

Deverá ser votado na próxima sessão da Câmara de Vereadores, o projeto de lei que visa municipalizar, adequar e fazer a correção do trafego de veículos nos trevos do Acesso Euclides Bento Pereira (Trevo do Cristo Acolhedor), da Rua Ataliba Carrion (Trevo da Fejão) e do Acesso Arthur Lopez (entrada de Linha Quinca), todos na ERS-400. A intenção é reduzir o grande número de acidentes que ocorrem nestes locais.

De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Miguel Vieira (Progressista), o projeto tramita nas comissões, aguardando o estudo de viabilidade por parte do Executivo. As informações técnicas e financeiras, foram enviadas na última sexta-feira, 11 ao Legislativo. De acordo com Miguel Vieira, a partir de agora às informações serão avaliadas nas comissões permanentes, e o projeto deverá ser colocado na pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira, 21.

Conforme o estudo, baseado no laudo técnico e croquis de solução, elaborados pelo Arquiteto e Urbanista Clênio Carlan, o levantamento estimado de custos prevendo lombadas modulares, placas de sinalização, sinalização de pista e pavimentação asfáltica, tem custo estimado em R$ 113.560,00. De acordo com o engenheiro da prefeitura, Dieisson Bridi, os valores apresentados não são definitivos, podendo sofrer variações. O laudo técnico prevê o redimensionamento de pista, rotatória, melhorias na sinalização vertical e horizontal e a colocação de redutores de velocidade nos trechos.

A mesma matéria que está na Câmara, também prevê a municipalização da estrada de Linha Tupi, entre o Bairro Pinhal e a divisa com a Lagoa Bonita do Sul, na RSC-481. Essa estrada é de responsabilidade do DAER, mas, sua manutenção já foi assumida pela prefeitura por meio de um acordo com o órgão estadual. Em recente entrevista à Rádio Sobradinho AM, o prefeito Armando Mayerhofer, lembrou que há vários anos o município tem solicitado ao DAER que faça alterações no trevo da Fejão a fim de reduzir os graves acidentes, porém, até hoje, a única medida adotada pelo órgão foi a instalação de tachões no centro da pista.

Com a municipalização, a prefeitura assumirá a responsabilidade do controle viário e também a manutenção do trecho entre os dois trevos. Desta forma, o município fará ainda alterações no trevo principal de acesso a cidade de Sobradinho, que atualmente não permite a travessia da rodovia. Isso é necessário para o acesso ao Cristo Acolhedor, e para facilitar o deslocamento dos moradores de Granja do Silêncio. Também está prevista a instalação de lombadas eletrônicas em cada um dos cruzamentos. O equipamento seria alugado ao custo aproximado de R$ 3.500,00 reais ao mês, cada ponto. Em contrapartida, a prefeitura teria direito ao valor arrecadado com as multas.

Para o prefeito Armando Mayerhofer, mesmo que isso aumente as despesas da Administração Municipal, é necessário pensar nas vidas que serão salvas e nos gastos gerados para a prefeitura com a assistência médica aos feridos nos acidentes. Mayerhofer garantiu ainda, que o município tem condições de buscar recursos para futura recuperação do asfalto na parte a ser municipalizada.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade