Bombeiros voluntários promovem uma série de ações esta semana pelo seu dia

Atividades incluem lives sobre prevenção e atendimentos a emergências, além de doação de sangue e recolhimento de alimentos e agasalhos

jul 13, 2021

Foto: Robson Dias / Arquivo

Uma série de lives sobre aperfeiçoamento, conquistas e desafios dos bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul, além de emergências envolvendo produtos perigosos e resgate veicular, estão programadas desta segunda até quinta-feira, dentro da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade. A ação é comemorativa ao Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, festejado nessa terça, dia 13 de julho. A promoção é da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e as lives ocorrem sempre às 19 horas ou 19h30, no canal da entidade no Facebook (facebook.com/voluntersulrs).

Para marcar a data, a Voluntersul promove também, na sexta-feira o lançamento da premiação do Bombeiro Voluntário Destaque 2021. A semana tem ainda diversas ações regionais de doação de sangue e coletas de agasalhos e alimentos para serem doados a famílias carentes.

Apesar de predominante e antigo em países como Alemanha, Portugal, França, Estados Unidos, Chile e Argentina, no Brasil esse é um modelo de corporação comum basicamente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A primeira corporação voluntária do País é do século 19 e surgiu em 1892, em Joinville. Já no território gaúcho, a corporação voluntária mais antiga é a de Nova Prata, criada em 1977. O modelo funciona atualmente em 54 municípios no Estado, como Garibaldi, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Rolante, Candelária, Marau, Sobradinho e outros.

Segundo dados da Voluntersul, no ano passado as corporações voluntárias gaúchas atenderam 28,4 mil ocorrências em todo o Estado. Desses atendimentos, 3.056 foram chamados de incêndios e 18.137 foram de atendimentos pré-hospitalares ou resgates.