Bombeiros Voluntários de Sobradinho celebram 25 anos com jantar festivo e homenagens

O evento reuniu cerca de 200 pessoas no salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana
Bombeiros durante jantar. Foto: Anna Martha Fotografias

No último sábado (28), os Bombeiros Voluntários de Sobradinho promoveram um jantar festivo em comemoração aos 25 anos de fundação da entidade. O evento reuniu cerca de 200 pessoas no salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, e foi marcado por homenagens a pessoas, empresas e instituições que contribuíram para a trajetória da corporação ao longo de sua história. Durante a solenidade, foram entregues reconhecimentos de mérito em nível local, regional e estadual, seguindo critérios estabelecidos pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul).

A cerimônia contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (Conabov) e da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, que destacou a importância do trabalho desempenhado pela corporação sobradinhense na região, ressaltando seu espírito de liderança mantido ao longo de duas décadas e meia.

O presidente da entidade, Júnior Fardin, agradeceu o apoio dos voluntários e de suas famílias, além de todos os que fizeram parte da construção e consolidação dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho.

Na ocasião, também foi inaugurada a galeria dos ex-presidentes da entidade, homenageados os bombeiros voluntários mais antigos, e todos os voluntários atuantes na entidade, receberam troféus de reconhecimento.

Entre os homenageados com mérito regional, estiveram as cooperativas Cresol e Sicredi, reconhecidas pelo apoio financeiro a projetos das corporações da região; a Paróquia Evangélica de Sobradinho, que cede o terreno onde está instalado o quartel local; além de Adão Carlos Weber, fundador e patrono da entidade, e o tenente Ênio Y Castro, primeiro comandante operacional da corporação. Em nível estadual, o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, foi homenageado pelo trabalho prestado em prol dos bombeiros voluntários gaúchos.

Outro destaque foi Erlo Adolfo Endruweit, reconhecido por ter intermediado a doação do primeiro caminhão de combate a incêndios de Sobradinho, oriundo da cidade de Darmstadt, na Alemanha. Ele também foi responsável por articular a destinação de mais de 30 veículos a corporações voluntárias do Rio Grande do Sul. Dois nomes históricos da corporação local, os bombeiros Gerson Schirmer e Adão Carlos Weber, receberam a Medalha de 25 Anos de Serviços Prestados, honraria concedida pela diretoria estadual da Voluntersul após avaliação de mérito. Ambos fazem parte da ata de fundação da entidade.

Adão Weber, que foi representado por familiares no evento, também recebeu homenagens em sua residência no último dia 16 de junho, data do aniversário dos bombeiros. Na ocasião, ele foi presenteado com um capacete de bombeiro dourado com o número 01, como forma de reconhecimento e gratidão.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade