Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho emitiram um comunicado informando à comunidade de Segredo que a partir desta terça-feira (15) estão encerrados os atendimentos de urgência e emergência no município. Conforme o presidente da corporação, Júnior Fardin, a decisão se dá em razão da ausência de formalização do Termo de Fomento por parte da Administração Municipal de Segredo, mesmo após todas as tratativas e prorrogações de prazo. Ele ressalta que este termo dá o devido respaldo legal e financeiro para os atendimentos. Fardin lembra que o convênio com a prefeitura de Segredo está vencido desde 31 de março de 2025, e a data de hoje marcou o prazo final para manifestação de interesse, o que não ocorreu.
Dessa forma, os serviços prestados pela corporação estão oficialmente cancelados no município de Segredo. O presidente dos Bombeiros Voluntário de Sobradinho acrescenta que até o momento, a entidade não foi comunicada oficialmente sobre como será realizado o atendimento emergencial à população por parte da Prefeitura de Segredo. Na nota, os bombeiros orientam que, em caso de emergência, sejam acionados os canais oficiais do Estado do Rio Grande do Sul: 193 – Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS); 192 – SAMU (conforme habilitação do município, de acordo com Resolução CIB-RS nº 170/20) ou o 190 – Brigada Militar.
Junior Fardin agradece a compreensão da comunidade e reitera o compromisso com a seriedade, transparência e respeito à população. Por sua vez, o prefeito Claudio Trevisan publicou na manhã desta terça-feira, na página da prefeitura no Facebook, um comunicado informando a população de Segredo, que a firmou termo de cooperação com os bombeiros de Arroio do Tigre. Com isso, a partir de agora os atendimentos passam a ser feitos pela corporação de Arroio do Tigre que podem ser acionados pelo telefone (51) 9-9838-6002.
