Mais de 30 pessoas participaram da Audiência Pública da Cultura promovida na noite dessa quarta-feira, (28), pela Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e Comitê Gestor da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com o objetivo de debater a nova Lei de fomento e alinhar possibilidades para os futuros editais, o turismólogo e também produtor cultural e integrante do Comitê, Thomas Lehnhart de Moraes, explanou sobre as diretrizes da PNAB, conforme orientações do Ministério e da Secretaria Estadual da Cultura, adquiridas no curso realizado por ele, nos dias 24 e 25 de abril em Porto Alegre.
O município de Sobradinho recebeu R$ 122.965,26 para investir em ações, projetos e pontos de Cultura, que será distribuído através de editais de chamamento público. A lei tem como novidade não mais o caráter emergencial, mas um fomento cultural que se repetirá com repasses anuais até 2027. A Audiência Pública marcou o lançamento também do Mapeamento Cultural do município para fortificar o setor e ser mais uma possibilidade de escuta da comunidade. Na ocasião ocorreu também o alinhamento de prazos da ainda corrente Lei Paulo Gustavo (LPG) oportunidade em que a Gestora, Catiéle Bonelli, falou e definiu maiores detalhes sobre a apresentação dos relatórios com os representantes dos projetos contemplados pela LPG no município.
A Audiência Pública da Cultura contou com a presença também da Secretária da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Cleura Minetto, que agradeceu a presença de todos, destacando a alegria da Administração Municipal em estar ajudando a proporcionar mais este investimento aos fazedores de Arte e Cultura de Sobradinho, salientando que a Secretaria está sempre à disposição de toda a comunidade cultural. Uma nova reunião ficou marcada para terça-feira, dia 4 de junho, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores, para novos debates e alinhamento final do Plano Anual de Aplicação de Recurso (PAAR).