A Secretária de Assistência Social Juliana Marion, esteve em Santa Cruz do Sul participando da primeira etapa de entrega de cestas básicas e/ou kits de alimentos a municípios em estado de calamidade pública, realizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A iniciativa tem como objetivo promover a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social em cidades afetadas pelas enchentes de abril e maio, fazendo parte do Movimento Rio Grande Contra a Fome.
Sobradinho recebeu 300 cestas básicas; 150 para distribuição no mês de setembro e mais 150 que serão distribuídas no mês de outubro para as famílias em situação de pobreza, conforme dados do Cadastro Único, beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família, com prioridade para as famílias indígenas e quilombolas, agricultores familiares e famílias com pessoas com deficiência, gestantes, pessoas idosas e crianças de até seis anos. A entrega em Sobradinho está sendo feita nas casas das famílias beneficiadas, pela equipe da Secretaria da Assistência Social, de acordo com os critérios estipulados, ou seja, famílias atingidas pela enchente e integrantes do Cadastro Único. A maior parte das cestas básicas e kits de alimentos foram adquiridos de cooperativas de produtores da agricultura familiar.
Os recursos utilizados na compra das unidades foram repassados ao Executivo estadual, que agora repassa aos municípios, pelo Movimento Rio Grande Contra a Fome, que é uma ação coletiva, criada em junho de 2022, para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no Estado. É uma parceria entre Assembleia Legislativa, governo do Estado, Defesa Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, além de outras instituições e entidades gaúchas. De acordo com o edital, cada município habilitado receberá subsídio alimentar referente ao período de quatro meses (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024).