Articulações para atender demanda de redes d’água e poços artesianos da região estão em andamento

O deputado Adolfo Brito e o assessor do senador Luis Carlos Heinze, Renato Bonadian, mantiveram reunião com municípios interessados pelo assunto

fev 23, 2022

Foto: Divulgação

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, tendo em vista, a urgência na questão de água potável, para inúmeras comunidades e com apoio do senador Luiz Carlos Heinze, após audiência na Secretaria Nacional de Recursos Hídricos/Ministério de Desenvolvimento Regional, está elaborando levantamento para tentar acessar recursos para várias comunidades do interior. O deputado Adolfo Brito e o assessor do senador Luis Carlos Heinze, Renato Bonadian, mantiveram reunião com municípios interessados pelo assunto, na segunda-feira (21), em Arroio do Tigre e, até esta sexta-feira (25), estarão recebendo as informações dos municípios para tentar recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

De outra parte, o presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Adolfo Brito manteve audiência ontem (22), na Superintendência Regional da Funasa do Estado. São 293 projetos de poços artesianos e redes de água, da Fundação Nacional de Saúde com municípios gaúchos que estão paralisados por falta de engenheiros para análise da documentação. Segundo Adolfo Brito, a Funasa está tratando com a presidência em Brasília para deslocamento de técnicos para o Estado ou Contratação de Empresa, como ocorre no Nordeste, para atender os convênios.

Na audiência de ontem (22), o superintendente Charles Morais Barragan e o diretor da divisão de engenharia, Antônio Carlos Boszko, confirmaram ao deputado que apesar das dificuldades, dois municípios terão convênios viabilizados a partir de março; o município de Sinimbu e Gramado Xavier.