O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) iniciou o processo da Consulta Popular 2026, com assembleia realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde foram definidos critérios, propostas e o calendário da edição deste ano. Em entrevista ao Programa Enfoque, o presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, destacou que ao todo, cinco propostas serão colocadas em votação na região, sendo que três delas serão escolhidas pela população.
Os projetos precisam atender a requisitos como interesse regional, viabilidade técnica e orçamentária, além de alinhamento com políticas públicas e objetivos de desenvolvimento sustentável. A votação ocorrerá entre os dias 20 e 27 de julho, com um total de R$ 2,2 milhões destinados às iniciativas mais votadas. Desse valor, dois terços serão direcionados ao Baixo Vale do Rio Pardo e um terço à região Centro-Serra. Segundo Petry, a população já pode participar da primeira etapa, cadastrando propostas pela internet até 17 de maio, por meio do portal oficial, utilizando login do gov.br.
As sugestões passam por análise técnica antes de integrarem a cédula final. Está marcada para o dia 11 de junho, na Prefeitura de Estrela Velha, a assembleia microrregional, envolvendo os oito municípios que integram a região. Entre as novidades deste ano estão a votação exclusivamente digital e a inclusão de municípios suplentes, medida que busca evitar a perda de recursos caso alguma proposta não seja executada dentro do prazo. A votação será exclusivamente pela plataforma Gov.br.









