Delegada afirma que só aumento de efetivo poderá solucionar a falta de plantão para flagrantes nos finais de semana

Para resolver a situação, de acordo com Graciela Foresti Chagas, é necessário o aumento do efetivo da Polícia Civil nas duas delegacias ou mesmo a instalação de uma DPPA – Delegacia de Pronto Atendimento - na região.
Foto: Arquivo

A delegada de Polícia avaliou a inciativa da Associação das Câmaras de Vereadores do Centro Serra que demonstrou preocupação quando à falta de plantão para flagrantes nas delegacias de Sobradinho e Arroio do Tigre nos finais de semana. Graciela Foresti Chagas explicou que é necessário ter em mente que esta situação decorre da falta de efetivo da Polícia Civil. Em entrevista ao programa Enfoque, ela lembrou que por conta de aposentadorias e transferências o número de servidores caiu drasticamente nos últimos anos.

A delegada esclareceu que diante disso e da necessidade de respeitar as folgas legais dos servidores, foi instituído um sistema pelo qual os policiais atuam de sobreaviso nos finais de semana, mas apenas para ocorrências com morte ou que exigem levantamento do Instituto Geral de Perícias. Eles também trabalham em regime permanente de sobreaviso de 24 horas, de segunda até sexta-feira. Já as prisões em flagrante efetuadas pela Brigada Militar nos sábados e domingos dependem de homologação da Delegacia de Pronto Atendimento de Santa Cruz, o que exige deslocamento dos brigadianos até lá.

Para resolver a situação, de acordo com Graciela Foresti Chagas, é necessário o aumento do efetivo da Polícia Civil nas duas delegacias ou mesmo a instalação de uma DPPA – Delegacia de Pronto Atendimento – na região. O assunto foi discutido na semana passada pela Associação dos Vereadores do Centro Serra que pretende levar a preocupação para o delegado Regional de Polícia, Jader Duarte. Nos últimos anos, o Centro Serra recebeu reforço de PMs, mas não de policiais civis. Mesmo com o efetivo reduzido, a Polícia Civil efetuou cerca de 70 prisões ao longo de 2025, de acordo com a delegada Graciela Foresti Chagas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade