A Câmara de Vereadores de Segredo realizou a primeira sessão ordinária de 2026, marcada pela aprovação de um amplo conjunto de projetos enviados pelo Executivo Municipal. Ao todo, 22 projetos de lei foram aprovados, a maioria autorizando a abertura de créditos especiais por superávit financeiro de 2025 para aplicação em diferentes áreas da administração pública ao longo deste ano. Entre os destaques estão recursos destinados à agricultura, como a distribuição de calcário com verba da Consulta Popular, a aquisição de um distribuidor de calcário e a contrapartida do município para o equipamento.
Também foram aprovados valores para a construção de três cisternas pelo Programa Avançar, visando mitigar os efeitos da estiagem, além da compra de materiais para as redes de água e de um gerador de energia para garantir o funcionamento da captação em caso de falta de luz. Na educação, os vereadores autorizaram a aplicação de recursos do Programa Educação em Tempo Integral para aquisição de materiais pedagógicos e mobiliário, a adequação do prédio da Biblioteca Municipal para a Educação Especial, a compra de um ônibus escolar, recursos para a manutenção da frota do transporte escolar, além da contratação temporária de professores, pedagogos, monitores, atendentes de EMEI, serventes e motoristas para atender à demanda da rede municipal. Para a saúde, foram aprovados mais de R$ 3,5 milhões em recursos estaduais e federais para a manutenção dos serviços básicos da Secretaria Municipal de Saúde.
Na área da assistência social, os projetos garantem recursos para manutenção das políticas do SUAS e aquisição de materiais voltados ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Outro projeto de grande relevância autoriza a reabertura de crédito de R$ 4,6 milhões, com recursos da Defesa Civil da União, para a construção de quatro pontes de concreto nas localidades de Linha Folmer, Linha São João, Linha Sapopema e Linha Barra do Sapopema, em substituição às estruturas danificadas pela enchente de maio de 2024. Também foi aprovada a ampliação do ginásio de esportes da Linha Medianeira, com recursos de emenda parlamentar, e a autorização para convênio com a ATURCSERRA, visando o fortalecimento do turismo regional.









