Um idoso de 60 anos, morador da localidade de Lajeado Seco, no interior do município de Ibarama, foi vítima de um golpe na tarde desta segunda-feira (02). Após perceber o prejuízo, ele procurou a Brigada Militar.
Conforme o registro policial, por volta das 13h, a vítima estava em casa quando recebeu uma ligação telefônica de um homem que se passou por funcionário de uma instituição bancária. O golpista informou que o cartão da vítima estaria sendo utilizado para realizar transferências indevidas e solicitou a senha do cartão com a justificativa de realizar o bloqueio.
Acreditando se tratar de um funcionário da agência bancária do município, o idoso repassou os dados solicitados. Em seguida, o criminoso acessou a conta bancária e fez cinco transações, que totalizaram o prejuízo de R$ 16.300,00.
Outro caso semelhante foi registrado na semana passada no município de Passa Sete, onde uma família também foi vítima de estelionato. Na ocasião, um golpista se passou por integrante do Judiciário e solicitou o pagamento via PIX para supostamente liberar um processo judicial. O casal acabou perdendo cerca de R$ 10 mil.
Diante do aumento desse tipo de crime, as autoridades reforçam o alerta à população sobre golpes envolvendo PIX e solicitação de dados bancários. A orientação é para que a comunidade não repasse senhas, códigos ou informações bancárias por telefone, WhatsApp ou redes sociais, desconfie de pedidos urgentes de dinheiro e lembre-se de que instituições financeiras, órgãos públicos ou autoridades não solicitam transferências ou dados por mensagens.
Em caso de suspeita ou de ter sido vítima de golpe, a recomendação é procurar imediatamente a Brigada Militar ou registrar ocorrência na Polícia Civil.







