Cadeia do tabaco defende soluções realistas e aposta na redução de danos para qualificar o debate público

A agenda reuniu representantes da indústria, produtores rurais e trabalhadores, e teve como convidada a psicóloga e especialista em redução de danos Mônica Gorgulho.
Foto: Bruno Pedry - Nascimento MKT

A Fentitabaco promoveu uma visita técnica em Santa Cruz do Sul para apresentar a cadeia produtiva do tabaco a formadores de opinião, com foco em ampliar o diálogo, reduzir estigmas e qualificar o debate público. A agenda reuniu representantes da indústria, produtores rurais e trabalhadores, e teve como convidada a psicóloga e especialista em redução de danos Mônica Gorgulho.

A especialista defendeu abordagens mais realistas para o uso de substâncias, destacando a redução de danos como estratégia necessária e alertando que políticas apenas restritivas tendem a estimular o mercado ilegal. Após conhecer o setor, ela afirmou ter se surpreendido com o nível de organização e a complexidade da cadeia produtiva do tabaco.

Lideranças sindicais ressaltaram a importância econômica e social do setor no Sul do Brasil e a valorização dos trabalhadores, destacando que o contato direto com a realidade da produção contribui para um debate mais equilibrado e baseado em evidências.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade