O presidente dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, Júnior Fardin, apresentou um balanço positivo das atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos, com destaque especial para os avanços registrados em 2025. Segundo ele, o período foi marcado por importantes conquistas na área de equipamentos, infraestrutura, capacitação e frota, fortalecendo o atendimento à comunidade.
Entre os principais investimentos, está a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo capacetes para combate a incêndio e resgate técnico, balaclavas, botas multiuso, além de 12 novas roupas de combate a incêndio. Com o reaproveitamento de equipamentos em bom estado, cerca de 90% dos bombeiros voluntários passaram a contar com proteção adequada. Também foram adquiridas 15 capas de chuva em RipStop, de uso coletivo, e distribuídas roupas de resgate técnico aos bombeiros que atuam com maior frequência em ocorrências de resgate e desencarceramento. A meta para 2026 é alcançar a totalidade dos equipamentos individuais.
No que se refere aos equipamentos de uso coletivo, a corporação conta atualmente com oito Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) aptos para uso, além da aquisição de seis cilindros de fibra de carbono e máscaras. Para 2026, o planejamento prevê a individualização das máscaras de EPR, ampliando a segurança dos voluntários.
As benfeitorias estruturais também avançaram. Estão em andamento a reforma completa do telhado da sede operacional, a aquisição de armários individuais e a pintura da garagem, proporcionando melhores condições de trabalho aos bombeiros. Dois armários com repartições individuais em desfazimento, foram doados aos Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre.
A capacitação foi outro ponto de destaque em 2025, com a realização de cursos ministrados pela Escola de Bombeiros da Voluntersul, contribuindo para o aprimoramento técnico e operacional da equipe. Somando investimentos em equipamentos, conhecimento, infraestrutura, tecnologia e manutenção, a entidade aplicou mais de R$ 300 mil ao longo do ano.
Na área de frota, os Bombeiros Voluntários incorporaram uma van adaptada como unidade de resgate, além da reforma e reintegração de duas ambulâncias e da reaquisição de um caminhão de combate a incêndios, ampliando a capacidade de resposta às ocorrências.
Ao avaliar o trabalho desenvolvido, o presidente Júnior Fardin destacou a união e o espírito colaborativo do grupo, ressaltando o comprometimento dos voluntários em buscar constante crescimento e qualificação. “Sozinhos somos únicos, unidos somos imbatíveis”, afirmou.










