Assembleia da FETAG aprova mobilização para o dia 10 de dezembro em Porto Alegre

O evento reuniu 312 representantes sindicais de todas as regionais.
Foto: Divulgação

Os diretores dos sindicatos da Regional Sindical Centro Serra participaram em Porto Alegre, nessa quinta-feira (27), da Assembleia Geral de Previsão Orçamentária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) para o ano de 2026. O evento reuniu 312 representantes sindicais de todas as regionais. Durante a assembleia, os participantes aprovaram por unanimidade a realização de uma Mobilização Estadual no dia 10 de dezembro, na Capital.

A decisão reflete o entendimento de que as ações anunciadas pelo governo federal ainda não atendem de forma suficiente às necessidades da agricultura familiar, especialmente diante da grave crise que afeta os setores do leite, trigo e arroz, assim como do crescente endividamento das famílias agricultoras.

Ao justificar a necessidade de intensificar a pressão por respostas mais efetivas, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, destacou que as medidas apresentadas até agora não correspondem à urgência vivida no campo. Segundo ele, apesar do diálogo constante com o governo, as soluções permanecem insuficientes, por isso, a mobilização do dia 10 se torna essencial. Ele salientou que o governo federal precisa apresentar respostas que realmente cheguem às propriedades.

A mobilização buscará pressionar por avanços concretos nas políticas de preços pagos ao produtor, seguro rural, renegociação de dívidas e ampliação do apoio à agricultura familiar. A FETAG-RS orienta os sindicatos a se organizarem para fortalecer o ato e reforçar as reivindicações do setor.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade