A Escola Municipal Seomar Mainardi, do bairro Rio Branco, fundou sua cooperativa escolar – SEMEAR. A cooperativa é formada por 24 alunos associados em uma professora orientadora, regida pelo estatuto social com as regras e normas de funcionamento. A chapa do conselho administrativo e do conselho fiscal eleita tem mandato de um ano de duração.
Antes da eleição a chapa do conselho administrativo fez um plano de gestão aonde destacou as atividades para serem desenvolvidas durante o próximo ano. Entre elas: ornamentação e organização dos espaços escolares, participação nas festas jantares e datas comemorativas promovidas pela escola, e produção e comercialização de um objeto de aprendizagem feitas pelos alunos.
No âmbito da sustentabilidade e meio ambiente fazer mutirões de limpeza na escola e a redores da mesma e no bairro Rio Branco, disponibilizar água e alimento para animais de rua que estão soltos pelo bairro, e coleta de óleo saturado e tampinhas fazendo promoções e campanhas para ter uma maior arrecadação. Todos os alunos envolvidos ao entrar na cooperativa fazem uma doação da cota parte no valor de R$ 2,00.
Falando ao programa Enfoque, a diretora Bia Wanzinck, destacou que a assembleia de fundação, ocorrida no dia 26 de novembro, foi o marco do início de um trabalho que dará bons frutos para os alunos escola e demais comunidade. Ela enfatizou que todo trabalho é feito pelos alunos, e a professora orientadora apenas faz a parte de orientar e organizar os trabalhos.







