A Rede Municipal de Educação promoveu a Semana da Escuta das Adolescências, um momento dedicado a valorizar as vozes, sentimentos e experiências dos adolescentes. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a supervisão pedagógica de Maria Inês Speth Eichner e da equipe técnica multidisciplinar, com psicólogas e assistente social, além do envolvimento de gestores e professores das escolas municipais.
Durante a semana, alunos do 6º ao 9º ano participaram de rodas de conversa, dinâmicas e reflexões coletivas, com o objetivo de criar espaços seguros para expressão, fortalecer vínculos e compreender os desafios e sonhos da adolescência. Com o tema “Ouvir para compreender: a escola como espaço de pertencimento e expressão”.
A iniciativa integra o projeto municipal Afeto que fala: diálogo que transforma, reforçando o compromisso com uma educação acolhedora, inclusiva e participativa. Segundo a organização, ouvir é o primeiro passo para transformar realidades e construir uma escola onde todos se sintam valorizados.







