Ibarama divulga relatório sobre situação de pontes do município

Atualmente, o município de Ibarama possui três processos em tramitação
Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Ibarama divulgou um relatório detalhando a situação atual das pontes destruídas pela enchente de 2024. Segundo o prefeito Valmor Mattana, inicialmente foram cadastradas 12 obras no Sistema da Defesa Civil (SID). Destas, quatro já foram aprovadas e tiveram os recursos empenhados.

Nos dias 10 e 11 de março de 2025, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizaram vistorias in loco e constataram a viabilidade de execução de outras obras, o que permitiu a elaboração de novos estudos técnicos e projetos.

Atualmente, três processos estão em andamento no município. O processo licitatório para a reconstrução de quatro pontes já foi finalizado, com a empresa vencedora definida, e segue agora para nova análise da Defesa Civil Federal, que avaliará a liberação dos recursos. As obras envolvem duas pontes na localidade de Lajeado da Gringa, uma em Lajeado Seco e outra no Arroio Grande.

Além disso, o processo para o restabelecimento de duas pontes de madeira — localizadas na divisa com o município de Agudo — já foi aprovado, com portaria publicada e recursos disponíveis para a licitação.

Já a reconstrução de outras cinco pontes aguarda análise, com a documentação necessária já enviada. O prefeito destaca que, das 12 obras inicialmente cadastradas, apenas uma foi rejeitada pelos técnicos da Defesa Civil Federal.

Valmor Mattana reforça que a Administração Municipal de Ibarama segue monitorando de perto todas as etapas, com o objetivo de assegurar que todas as comunidades afetadas sejam devidamente atendidas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade