Durante a reunião ordinária da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Adolfo Brito propôs a realização de um encontro com representantes das secretarias de Estado, do Ministério Público e de entidades ligadas ao setor agrícola. O objetivo é apresentar o relatório final da Subcomissão que discutiu o uso de herbicidas hormonais no Rio Grande do Sul, reunindo propostas de atualização legislativa e medidas de prevenção a impactos ambientais e produtivos.
O parlamentar sobradinhense também ressaltou a importância de retomar os investimentos em reservação de água e irrigação, tema que esteve entre as prioridades de sua gestão à frente da Presidência da Assembleia Legislativa em 2024. Segundo Brito, a necessidade de fortalecer políticas públicas nessa área foi reforçada por diversos prefeitos durante encontro promovido pela Famurs na Expointer.
Diante disso, o deputado solicitou que a discussão sobre irrigação e segurança hídrica seja novamente incluída na pauta da Comissão de Agricultura, como estratégia fundamental para enfrentar as estiagens recorrentes e garantir uma agricultura mais organizada e sustentável no Estado. Adolfo Brito defendeu também que sejam viabilizados recursos no orçamento estadual e por meio de ações junto à União.