Com um aumento de 41,7% em relação à safra passada, a safra de tabaco sul-brasileira 2024/2025 fechou em 719.891 toneladas, sendo 648.189 de Virgínia (+ 40,3%), 59.629 de Burley (+ 57,3%) e 12.073 de Comum (+ 46,2%). Os números foram divulgados nesta sexta-feira (22), pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e são obtidos por meio de pesquisas realizadas juntos aos produtores de tabaco.
Em novembro de 2024, a entidade havia divulgado uma estimativa inicial que previa 696.435 toneladas produzidas no Sul do Brasil, divididas em 630.539 de Virginia, 54.624 de Burley e 11.272 de Comum. Ou seja, da estimativa inicial até o fechamento da safra, ainda houve um aumento de 3,4% de produção. O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, explica que a considerável diferença entre a safra 2023/2024 para a 2024/2025 se deve à vários fatores: a safra 2023/2024 teve uma quebra na produtividade, devido à instabilidade de clima em algumas regiões produtoras; com isso, o preço pago foi mais atrativo.
Por outro lado, os grãos sofreram com a redução no preço pago. Isso, aliado aos bons preços praticados no tabaco, fez com que houvesse aumento na área plantada e no número de famílias produtoras de tabaco para a safra 2024/2025. A produtividade do tabaco na safra 2024/2025 foi, de modo geral, considerada dentro da normalidade.
Embora não tenha se caracterizado como uma safra excepcional, o desempenho foi estável, com resultados médios adequados e sem perdas generalizadas. Alguns impactos pontuais em determinadas regiões limitaram um desempenho mais expressivo, mas não comprometeram o resultado geral.
O cálculo para a estimativa inicial usa o número de pés inscritos no Sistema Mutualista, por variedade de tabaco, somando-se o número de pés dos produtores que não estão inscritos no sistema, mais um percentual de produtores que plantaram a mais ou a menos que o inscrito. Com isso, tem-se a certeza de área plantada; produtividade e produção dependem de clima e tratos culturais. A estimativa inicial de produção para a safra 2025/2026 será finalizada em novembro.