O longa-metragem “Uma em Mil”, dirigido pelos irmãos Jonatas e Tiago Rubert, integra a Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado e será exibido nesta segunda-feira (18). A iniciativa é uma parceria do evento com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). As exibições dos filmes selecionados ocorrem entre esta segunda e sexta-feira (23), sempre às 14 horas, no Palácio dos Festivais, com entrada franca.
Concorrem ao Troféu Kikito e a prêmios em dinheiro cinco obras inéditas no Rio Grande do Sul: “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira; “Passaporte Memória”, de Décio Antunes; “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli; “Rua do Pescador N° 6”, dirigido pela atriz e produtora Bárbara Paz e “Uma em Mil”, dos irmãos Jonatas e Tiago Rubert.
As narrativas selecionadas exploram diferentes gêneros e temas sociais. A mostra exibirá desde uma investigação sobre uma lenda rural (“Bicho Monstro”) e as memórias de um emigrante sobre a ditadura militar (“Passaporte Memória”), até documentários que abordam a transição para a adolescência (“Quando a Gente Menina Cresce”), os impactos das enchentes no Estado (“Rua do Pescador N° 6”) e a Síndrome de Down (“Uma em Mil”).
Entre os cenários que surgem nos 90 minutos de “Uma em Mil” estão o Centro e a comunidade de Linha Salete, em Ibarama. Além do município, as cidades de Guaíba e Porto Alegre também serviram de locações para as gravações. Conforme a sinopse do filme, é bem normal dizer que “Uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com Down. Este filme é dirigido por dois irmãos, e o mais jovem tem a síndrome. Juntos, eles tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada na vida e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada. Ibarama marca presença ainda com o ator Cleber Puntel, que tem síndrome de Down e integra o elenco do longa.
Para acompanhar a exibição, um ônibus com moradores, juntamente com o prefeito Valmor Matana, viajou até Gramado. A Rádio Sobradinho AM acompanha a exibição do filme. A obra também conta com trechos em que às vozes dos radialistas Ivanio Melchior e Fabricio Ceolin são reproduzidas, no momento em que o protagonista ouve a rádio local.
O 53º Festival de Cinema de Gramado acontece até sexta-feira, dia 23 de agosto, e a cerimônia de premiação — onde serão conhecidos os vencedores — está marcada para a última noite do evento. A mostra é financiada pelo Iecine, Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.