Foto: Divulgação
As inscrições para os interessados em participar das Eleições do Conselho Tutelar de Sobradinho encerraram nesta quinta-feira. Ao todo, 21 pessoas se inscreveram para concorre às vagas de Conselheiro Tutelar no dia 01 de outubro. Cinco serão eleitos conselheiros titulares e os demais serão suplentes. As inscrições foram feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social.
No próximo dia 06 de junho, a Comissão Eleitoral se reunirá para analisar as inscrições e conferir se a documentação apresentada pelos candidatos está correta. Em seguida, no dia 09 de junho, será publicado o Edital de Inscrições Homologadas e Não Homologadas, no site oficial do Município e afixado no mural do saguão da Prefeitura Municipal.
De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Ivanei de Fátima Ribeiro, a partir dessa publicação da lista dos candidatos, é aguardado o período de 12 a 16 de junho, que é o prazo para apresentação de recursos à Comissão Eleitoral das inscrições não homologadas ou algum recurso que possa vir a impugnar alguma candidatura. A partir daí segue-se o Calendário Oficial do Pleito que estipula todos os prazos para julgamentos e recursos das candidaturas.
Em 18 de agosto ocorrerá a publicação do edital com as candidaturas definitivas; de 1° a 30 de setembro é o período de Campanha Eleitoral e as eleições serão no dia 01 de outubro de 2023, numa parceria com a Justiça Eleitoral, que disponibilizará as urnas eletrônicas nos diversos locais de votação. Agora, a Comissão Eleitoral se prepara para definir alguns detalhes de como irão transcorrer as eleições.
Conforme a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Márcia Dalmolin, é muito importante e necessária a participação da sociedade tanto para concorrer, quanto para eleger os novos conselheiros tutelares de Sobradinho. A presidente reitera também que agora começa outro desafio que é de mobilizar os eleitores para que participem do pleito e votem. A presidente da Comissão Eleitoral Ivanei Ribeiro destaca a parceria com a Justiça Eleitoral para o pleito. Serão utilizadas urnas eletrônicas para o dia da votação, com locais já definidos.






