Lagoa Bonita mantém amplo estoque de medicamentos na farmácia municipal

De acordo com a Farmacêutica Ivana Dotto, para a retirada de medicamentos, é necessário apresentação da receita médica e documentação pessoal

Foto: Divulgação

A Farmácia Municipal da Unidade Básica de Saúde de Lagoa Bonita, conta com 153 itens disponibilizados através da REMUME – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais que é baseada na relação nacional de medicamentos, RENAME. Da lista nacional são selecionados os medicamentos que são utilizados pela população mais os medicamentos que a comissão de farmácia terapêutica acha viável e necessário incluir para atender a população.

Também são oferecidos os medicamentos especiais e os excepcionais, através do Sistema AME.  Eles são oferecidos por meio de processo administrativo onde é cumprido um protocolo para o paciente receber o medicamento que vem do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Saúde do Estado. Através do Sistema AME ainda são ofertados os suplementos alimentares e dietas que são fornecidos através do Governo do Estado mediante avaliação da Nutricionista e Consulta Médica.

De acordo com a Farmacêutica Ivana Dotto, para a retirada de medicamentos na Farmácia Básica, é necessário a apresentação da receita médica, documentação pessoal, cartão do SUS, Cartão Azul, que e fornecido pelas agentes Comunitária de Saúde de cada área. Também é importante que a população fique atenta aos medicamentos que tem em casa, ao prazo de validade e conservação, se caso tem algum medicamento vencido o mesmo deve ser entregue na Unidade de Saúde para destinação correta. O prefeito em exercício, Leonir Francesquet, que também responde pela Secretaria de Saúde,  diz que a Administração Municipal tem como uma das prioridades a área da Saúde.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade