Foto: Arquivo
A prefeitura de Passa Sete encaminhou comunicado na manhã desta terça-feira, 17, informando o cancelamento da 12ª Fepinhão, que aconteceria nos dias 28, 29 e 30 de abril deste ano. Promovida a cada dois anos, em virtude da pandemia do Coronavírus, a última festa ocorreu em 2019.
De acordo com o prefeito Maurício Ruoso, a Administração Municipal estava preparando para este ano uma programação composta por várias atrações, incluindo comercialização de produtos, bem como shows e bailes. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada após a administração reavaliar a situação do município de Passa Sete, que tem enfrentado problemas de seca, abastecimento de água e escassez de chuvas nos últimos 2 anos, o que vem dificultando a vida dos produtores rurais e da população como um todo.
A prefeitura decretou há poucos dias situação de emergência em decorrência dos prejuízos estimados na agricultura, pecuária gado de corte e crise no abastecimento hídrico. A nota divulgada, destaca ainda a situação da crise econômica nacional, além da necessidade de investimentos em obras de energia elétrica e rede de água do Parque do Pinhão. Isso inclui adequações na estrutura do restaurante do Parque, no quiosque e reforma da pista de rodeio. Com isso, é considerado pequeno o espaço de tempo para execução dessas obras, e exige o investimento de recursos públicos.
Mesmo anunciando o cancelamento da festa, está sendo programando para este ano o Festival do Pinhão. Ele deve ser promovido no dia 05 de maio. Já em comemoração ao aniversário do Município, em dezembro, será promovido o Baile de escolha da nova corte de soberanas de Passa Sete. Apesar dos contratempos, a administração municipal salienta que já tem data programada para a Fepinhão em 2024, a qual está prevista para ocorrer de 26 a 28 de abril. A nota emitida pela prefeitura, finaliza reconhecendo que a população merece momentos de lazer, descontração e cultura. Porém, diante das circunstâncias do cancelamento da Fepinhão, pede desculpas e agradece a compreensão de todos.






