Vitivinicultor de Sobradinho aposta em crescimento na produção de uvas para 2023

Com a colheita iniciada há duas semanas, praticamente 100% da produção é processada para a fabricação de sucos, vinhos e espumantes, na vinícola

Foto: Bruno Rodrigues Machado

A safra de uva deste ano deve ter aumento de 15 a 20% na região. A informação é do engenheiro agrônomo e gerente comercial da Vinícola Granja do Silêncio, Afonso Wietzke Guarienti. Ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, ele destacou que, dependendo da variedade, a colheita deve superar a expectativa. No entanto, produtores com a variedade bordô já relatam quebra significativa na produção.

Guarienti falou também sobre o clima. A pouca chuva favorece a coloração e doçura da fruta. Por outro lado, acarreta em grãos desuniformes, agravados pelas baixas temperaturas registradas em outubro e novembro. A variedade que tem respondido melhor na região, para o consumo in natura, é a isabel. Com a colheita iniciada há duas semanas, praticamente 100% da produção é processada para a fabricação de sucos, vinhos e espumantes, na vinícola.

Ele ressaltou também a importância do manejo correto do parreiral e do solo durante todo o ano. A uva necessita de um solo sempre corrigido com calcário e com boa cobertura de vegetação, o que auxilia a planta nessa época de clima seco. Para este ano, a vinícola começou a comercialização de uma nova variedade oferecida pela Embrapa. Segundo Afonso, a magnus tem respondido bem ao clima da região com bom teor de doçura e excelente aceitação para consumo in natura. Neste ano, a caixa de 3,5 kg é vendida pelo preço de R$ 15,00.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade