Viaturas da BM destinadas ao Centro Serra são semi blindadas

A vinda de novos soldados deverá acontecer após a conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar que está formando 890 novos Policiais

maio 5, 2021

As viaturas que foram entregues aos municípios do Centro Serra pelo governo do Estado são semi blindadas. A 5ª Companhia do 23° BPM, recebeu três novos veículos, modelo Duster. Estas viaturas serão empregadas no policiamento ostensivo nos municípios de Ibarama, Lagoa Bonita do Sul e Segredo.

SGT Vicente, comandante do GPM de Lagoa Bonita, ao lado da nova viatura

Os veículos foram entregues nesta terça-feira (04), em cerimônia na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, pelo Governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Entre os veículos recebidos estão 107 viaturas semi blindadas, 112 motocicletas Yamaha/XTZ 250 Lander e 2 ônibus com adaptações especiais para acomodar as tropas do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq).

O investimento total foi de R$ 19 milhões de reais. Nas viaturas a blindagem instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço, e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão. Outra expectativa para a região, é o incremento do efetivo da Brigada Militar.

A vinda de novos soldados deverá acontecer após a conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar que está formando 890 novos Policiais nos polos de ensino Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Osório, Santa Rosa e Rio Pardo. A previsão é de que eles concluam o curso até dezembro, podendo reforçar o efetivo da Brigada Militar ainda neste ano. Lideranças políticas do Centro Serra, já estão fazendo articulações para o incremento do efetivo da Brigada Militar na região.