Foto: Divulgação
Os pronunciamentos na tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (18), foram marcados por pedidos de reforço no policiamento e ações na área de segurança pública. Segundo os parlamentares, é preciso combater a baderna, vandalismo, som alto e furtos que estão ocorrendo em Sobradinho. Segundo o presidente do Legislativo Valdecir Bilhan (PTB), a comunidade está pedindo socorro. Revelou que no Bairro Maieron, local onde mora, uma família estava num velório de um familiar, quando ladrões entraram na residência e levaram o que puderam. Em outra casa, houve o furto de um notebook que nem havia sido pago pela família, e em outra residência furtaram um celular de uma pessoa com deficiência. Bilhan destaca que isso tem ocorrido em toda a cidade, e pediu reforço na segurança.
O líder do governo vereador Gerson Schirmer (MDB), ressaltou que muitas questões precisam serem revistas, e lembrou que compete à Brigada Militar e órgãos públicos a execução das leis. Ele ressalta que o Executivo tem conversado com a Polícia Civil e Brigada Militar em busca de ações, mas, salienta que o baixo efetivo é um dos fatores que impedem os policiais de coibir os vândalos. Ele lembrou que um pedido já foi encaminhado ao comandante regional da Brigada Militar, Coronel Valmir José dos Reais, solicitando a destinação de mais soldados para Sobradinho, pois há uma turma em formação. “A bagunça está cada vez pior, disse Schirmer. Miguel Vieira (PP), salientou que a tendência dos roubos e furtos é só piorar. Ele revelou que na semana passada teve mais uma novilha de seu rebanho furtada. “Aí vem a polícia, faz um relato que está tudo bem, que não tem ocorrências, e que diminuiu significativamente o número de atendimentos”, declarou Miguel Vieira. Em sua fala, disse que as pessoas nem estão mais registrando as ocorrências devido ao descrédito que está tendo as autoridades de segurança pública. Ele avalia que as leis tem uma parcela de culpa, pois, se o criminoso não for pego em flagrante, ele chega em casa primeiro do que a pessoa lesada.
O vereador Miguel Vieira lamentou a situação, dizendo que “vivemos em um país que não oferece segurança ao cidadão”. Já o vereador Jeferson Matana (PSB), também falou sobre as algazarras que ocorrem no Centro de Sobradinho. Revelou que foram protocoladas na prefeitura, três listas com assinaturas de moradores, que pedem soluções devido ao barulho e som alto. Também disse ter sido procurado por moradores do Bairro Rio Branco e Linha Quinca, que relataram badernas no Parque da FEJÃO, onde segundo o parlamentar, ninguém consegue dormir nas noites devido ao som alto que atinge esses bairros. Matana pediu um posicionamento do prefeito Armando Mayerehofer quanto a isso, e salientou que apesar de saber do baixo número de efetivo, já procurou a Brigada Militar em busca de ações. O vereador Jeferson Matana disse ainda que Sobradinho é a capital do Centro Serra e por isso, tem que dar destaque ao desenvolvimento e não à baderna.