Vereadores destacam atuação da Brigada Militar no último final de semana em Sobradinho

Segundo dados divulgados pela Brigada Militar, no último final de semana, foram empregados 20 alunos soldados nas atividades operacionais, sendo que 14 alunos trabalharam em Sobradinho e 6 em Arroio do Tigre

out 26, 2021

Foto: Divulgação

Ao contrário da semana passada, quando expuseram críticas e cobranças, nesta segunda-feira (25), alguns vereadores de Sobradinho elogiaram, durante seus pronunciamentos na tribuna, a atuação da Brigada Militar no último final de semana. Um pelotão de alunos soldados oriundos do Polo de Ensino do Vale do Rio Pardo, que fica cidade de Rio Pardo, foi empregado em ações no município, o que trouxe sossego, principalmente aos moradores do centro. O líder do governo, Gerson Schirmer (MDB), disse reconhecer o trabalho exercido pela Brigada Militar, dando assim retorno à solicitação dos vereadores.

Lembrou que não houve casos de badernas e situações adversas, e ainda parabenizou as pessoas que estiveram no centro, pois, segundo o parlamentar, se portaram civilizadamente. Para Schirmer, essa é a prova que é possível conter as badernas, sendo necessário também o reforço no efetivo para que as ações permaneçam. Ele agradeceu ao comando regional da Brigada Militar. Miguel Vieira (PP) também reconheceu o trabalho da Brigada Militar, destacando ser possível promover tranquilidade, sendo preciso apenas organização e efetivo na rua, pois, na sua avaliação, isso não é coisa de outro mundo. Ele cumprimentou os comandantes pela ação desenvolvida na cidade, oferecendo assim tranquilidade à população, o que proporcionou também aos jovens a oportunidade de se divertir com educação e cuidado.

Já o vice-presidente da casa, vereador Jeferson Matana (PSB), destacou seu contentamento com a Brigada Militar. Ele lembrou que os baderneiros não atuam quando há a presença policial no centro, e lembrou que, durante essas ações, o Executivo também pode empregar os fiscais da Prefeitura. O parlamentar ainda cobrou uma maior atuação do Conselho Tutelar de Sobradinho, pois, segundo ele, muitas crianças e jovens são vistos frequentemente consumindo bebida alcoólica no centro da cidade. Para Matana, a notícia veiculada nesta segunda-feira pela imprensa dando destaque ao sossego na cidade é mais uma prova de que a baderna existe.

Segundo dados divulgados pela Brigada Militar, no último final de semana, foram empregados 20 alunos soldados nas atividades operacionais, sendo que 14 alunos trabalharam em Sobradinho e 6 em Arroio do Tigre. O resultado final da operação teve 206 pessoas abordadas, busca veicular e fiscalização de 134 veículos, confecção de quatro boletins de atendimentos, sete autos de infração de trânsito, duas remoções de veículos, lavratura de dois termos circunstanciados pelos crimes de posse de entorpecente e desacato e três visitas comunitárias em estabelecimentos comerciais.

Os alunos-soldados foram empregados no processo a pé, em ruas da área central de Sobradinho e Arroio do Tigre, nas atividades de patrulhamento, barreira policial e abordagens. A repercussão foi muito positiva pelas comunidades, as quais manifestaram aos comandantes locais o desejo da continuidade dessas ações preventivas pela Brigada Militar.