Vereadores defendem compra do Castramóvel para atender animais em Sobradinho

Na última segunda-feira, foi aprovado por todos os vereadores abertura de Crédito Especial no Orçamento de R$ 181.800,00 para a estruturação das atividades de saúde e bem-estar animal, com recurso de emenda parlamentar

jan 26, 2022

Foto: Arquivo Rádio Sobradinho

A aquisição do Castramóvel, para castração de cães e gatos, ainda gera impasse entre os vereadores proponentes do projeto Janderson Nunes-  Berê e Daniele Karnopp ambos do PP, e o prefeito Armando Mayerhofer.  Na última segunda-feira, foi aprovado por todos os vereadores abertura de Crédito Especial no Orçamento de R$ 181.800,00 para a estruturação das atividades de saúde e bem-estar animal, com recurso de emenda parlamentar. Em entrevista à rádio Sobradinho, Berê Nunes disse ser um projeto importante, pois além de beneficiar aos animais, vem ao encontro da saúde pública. Ele também fez um chamamento para que a população pressione o Executivo a dar andamento ao projeto.

Já a veradora Daniele Karnopp, que também é faz parte de uma ONG, salientou que o Castramóvel é um sonho das entidades que trabalham pelo bem estar animal em Sobradinho. A vereadora disse que esteve reunida com o prefeito, porém não chegou a um acordo, pois segundo ela, uma das idéias que Mayerhofer defende é que sejam comprados serviços veterinários. Ela revelou também, que o prefeito propôs que as ONGs então assumam o serviço do castramóvel, porém, ela salienta que as entidades não dispõem de recursos para isso.

Questionada sobre como funcionaria então o serviço, Dani Karnopp disse que poderão ser buscadas ideias em outros municípios como Cachoeira do Sul que comprou um castramóvel. Já na discussão do projeto ainda na Câmara, o líder do Governo Gerson Schirmer disse que somente as castrações não irão solucionar o problema dos animais em Sobradinho. O vereador que também é veterinário, salientou que a fome, zoonoses e os maus tratos também são questões que precisam ser lembradas.