Vereadores aprovam orçamento de Sobradinho para 2022

Sessão foi realizada na noite desta segunda-feira (29).

nov 29, 2021

Foto – Ivanio Melchior

Os vereadores estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (29), na 41ª sessão ordinária de 2021. Na oportunidade foi aprovado o projeto que autoriza o Executivo Municipal repassar valores à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, advindos do Governo Federal. Também foi aprovado projeto que trata da remissão de juros e correção monetária para fins de ajustes referentes aos programas estaduais da área a saúde de 2014 a 2018 executados pelo município e não empenhados pelo governo do Estado. Com isso, o Governo Estadual irá quitar o débito, num total de 654 mil reais, sem o pagamento de juros e correção. Esse dinheiro deverá ser investido pelo município na área da saúde. Os vereadores também aprovaram o orçamento de Sobradinho para 2022 na ordem de 62 milhões de reais. Este valor é 18% maior do que o orçamento de 2021. Deste total, 51 milhões e 900 mil reais são do Poder Executivo; 1 milhão e 100 mil reais do Legislativo e 9 milhões do Regime Próprio de Previdência Social. O projeto de orçamento recebeu uma emenda reduzindo de 25 para 15% o limite em poder Executivo poderá abrir créditos suplementares por decreto. Acima desse percentual, será necessária a aprovação do Legislativo.

TRIBUNA LIVRE

Na sessão desta segunda-feira houve espaço para a Tribuna Livre. Na ocasião, a presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Sobradinho, Aline Carla Schmengler, pediu apoio dos vereadores para a realização do 20º encontro regional de mulheres, que ocorre dia 8 de março de 2022. Ela pediu uma subvenção social da Câmara no valor de 25 mil reais, recursos necessários para organização e realização do evento. Aline Carla Schmengler ressaltou também a importância do trabalho da mulher.

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

Houve também a entrega de uma moção de reconhecimento, de autoria do Vereador Valdecir Bilhan, para a professora Ivone Neu Secreti pela passagem do Dia do Professor. Ela atuou no Magistério pelo período de 47 anos. Além do autor, ela foi parabenizada pelos vereadores Janderson Nunes; Miguel Vieira, Luiz Freitas, Elton Vendrusculo e Jeferson Matana. Em seu pronunciamento, a homenageada falou de sua trajetória no Magistério e sua satisfação por ter atuado na formação de vários alunos. Além disso, fez um chamamento para a importância da educação.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

No período das explicações pessoais o vereador Jeferson Matana destacou o trabalho feito pela professora Ivone Neu Secreti, e emocionado agradeceu pela sua dedicação na educação de alunos e pela dedicação a sua profissão.

Miguel Vieira manifestou preocupação com o crescente número de pedintes que se aglomeram em frente às farmácias e agências bancárias, muitos deles, inclusive estão pernoitando nestes locais. Disse que levou o assunto ao conhecimento da Secretária da Assistência Social, Patricia Kegler, ressaltando que é preciso que haja uma solução conjunta dos poderes Executivo e Legislativo. Miguel Vieira sugeriu o encaminhamento destes pedintes para abrigos ou para casas de recuperação terapêutica.

Valdecir Bilhan parabenizou o Executivo pela implantação da Feira da Agricultura Familiar. Disse esperar que os agricultores possam vender seus produtos, entre eles, queijos, ovos e galinhas coloniais, sem a interferência da Vigilância Sanitária. O vereador também destacou o trabalho feito pelo Pastor Oséias dando abrigo para moradores de ruas e proporcionando a recuperação de dependentes de álcool e drogas. Valdecir Bilhan manifestou também preocupação quanto ao atraso de obras já orçadas e licitadas em Sobradinho. Ele salientou que o Executivo deverá aumentar as contrapartidas para que elas saiam do papel.

Janderson Nunes, salientou o bom entrosamento existente entre os poderes Executivo e Legislativo. Disse que também esteve na Secretaria da Assistência Social tratando da questão dos pedintes e moradores de rua. O parlamentar acrescentou que a secretária Patrícia Kegler, já está tomando as medidas necessárias. Janderson também lamentou os comentários que circularam pelas redes sociais de que ele é contra o carnaval de Sobradinho. Ele explicou que não é contra o evento, mas sim, é contrário a sua realização mediante o investimento de dinheiro público, principalmente nesta época de dificuldades devido a pandemia do coronavírus.

Por fim, o vereador Gerson Schirmer parabenizou o Executivo pela decoração natalina instalada na cidade. Para ele, isso valoriza a comunidade que passou por sérias dificuldades com a pandemia do coronavírus, e precisa aumentar sua autoestima. O parlamentar, por outro lado, pediu uma maior conscientização da população, quanto ao descarte do lixo, principalmente nos finais de semana. Gerson Schirmer lamentou ainda que os banheiros públicos da Praça Três de Dezembro tenham sido novamente depredados por vândalos.

PRÓXIMA SESSÃO

Os vereadores de Sobradinho voltam a se reunir em sessão ordinária na próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro, às 18 horas.