Foto: Fabrício Ceolin
O vereador Valdecir Bilhan – Cíli – do PTB, anunciou seu ingresso no MDB. O parlamentar passou ontem, 31,, a compor a bancada de situação na Câmara. Em seu pronunciamento, Cíli revelou que retorna ao partido de origem de sua trajetória política, agradeceu o PTB onde fez trajetória, e justificou que deixa o partido, pois a sigla está se extinguindo aos poucos a nível nacional. Ele agradeceu o convite feito pelo prefeito Armando Mayerhofer para o reingresso no MDB, e disse ainda que o suplente de vereador suplente Marcio Padilha – Bobi (PTB), também vai ingressar no partido. Ambos irão aguardar a janela partidária para mudança.
Com a ida de Cíli para a bancada de situação, poderá haver mudanças em um acordo que teria sido firmado para a presidência da Câmara para os próximos dois anos. A informação obtida pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, é de que Maninho Freitas do PP seria o próximo presidente, e Berê Nunes, do mesmo partido, assumiria a presidência no último ano da Legislatura.
Nos meios políticos, comenta-se a expectativa pela cadeira da presidência da Câmara para os próximos anos, uma vez que o foco estaria direcionado ao processo que o prefeito Armando Mayerhofer e seu vice, Ivan Trevisan, ambos do MDB, estão respondendo agora no Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre. Eles já ingressaram com recurso contra a decisão de primeira instância que cassou seus mandatos apontando a distribuição de cargas de brita para empresas e eleitores. Caso a decisão de primeira instância seja mantida, prefeito e vice de Sobradinho serão afastados de seus cargos, mas, ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Nesta hipótese, o presidente da Câmara de Vereadores assumiria a chefia do Executivo, e uma nova eleição é determinada pela Justiça Eleitoral.