A residência do vereador Vanderlei dos Santos (PSB), de Candelária, foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Delegacia de Polícia de Sobradinho, com apoio da Polícia Civil de Candelária. A ação foi motivada pelo depoimento de um investigado em Sobradinho, que confessou ter furtado uma arma de fogo e vendido o revólver calibre 38 ao parlamentar candelariense.
A arma havia sido furtada no município de Passa Sete. Durante o cumprimento do mandado, Vanderlei entregou voluntariamente a arma, que foi apreendida por estar registrada em nome de outra pessoa. O vereador alegou que recebeu o revólver como parte de pagamento de uma dívida com um cliente, alguns meses atrás, e afirmou que já iniciou o processo de regularização da posse.
Em declaração à imprensa, o parlamentar destacou que mantinha a arma apenas para proteção pessoal, especialmente após ter sido vítima de assaltos em cinco ocasiões. Ele negou qualquer envolvimento com comércio de armas ou objetos ilícitos. “Sou uma pessoa do bem e seguirei trabalhando em benefício do nosso povo”, disse Vanderlei.
O vereador responderá por posse irregular de arma de fogo, e o caso segue sob investigação das autoridades policiais.