Verde é Vida terá como tema o planeta sustentável

Em 2022, todas as atividades terão como tema o ‘Planeta Sustentável: agir localmente e pensar globalmente’

maio 20, 2022

Foto: Divulgação

A equipe do Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), retoma suas atividades presenciais, em 2022, após dois anos. Encontros presenciais com alunos e professores estão na agenda, bem como, a continuidade das ações online. Em 2022, todas as atividades terão como tema o ‘Planeta Sustentável: agir localmente e pensar globalmente’. Segundo o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, “com a flexibilização das regras sanitárias devido a pandemia, foram agendadas visitas às escolas parceiras e retomadas as reuniões pedagógicas especiais nas regiões de atuação, com palestra, fórum de educação, relatos de experiências e gincana”.

José Leon revela ainda que a Gincana Cooperativa Sul-Brasileira e o Encontro Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais, ambos de forma online, também serão promovidos, a exemplo de 2021. A 13ª edição da Mostra Científica, igualmente, será realizada. A etapa escolar acontece durante o mês de agosto. Os trabalhos classificados passam para a Etapa Regional, em outubro, que ocorrerá de forma online, onde os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por professores e alunos de universidades dos três Estados do Sul do Brasil.

Já a etapa Sul-Brasileira será desenvolvida em 2023, durante a 21ª Expoagro Afubra (21 a 24 de março). As escolas parceiras foram divididas em três Grupos e as Regiões de Atuação (RAs) também foram ampliadas, passando de 13 para 16. A RA Sobradinho e Arroio Do Tigre engloba escolas de Arroio do Tigre, Lagoa Bonita, Passa Sete, Salto do Jacuí, Segredo, Sobradinho e Tunas. Ao todo são 450 escolas de 100 municípios dos três Estados do Sul do Brasil.