Valor elevado gasto com o hospital gera falta de recursos para exames em Sobradinho

Diante do cenário, a Secretaria da Saúde está priorizando casos urgentes
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde de Sobradinho confirmou que está enfrentando dificuldades financeiras para o pagamento de exames médicos à população.
O assunto foi tema do programa Enfoque, da Rádio Sobradinho, nesta quinta-feira (6), com a participação do secretário Liberto Mehler e da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marília Segatto.

De acordo com Mehler, o alto volume de recursos destinados pela prefeitura ao Hospital São João Evangelista acabou comprometendo o orçamento da pasta, o que levou à redução no número de exames disponibilizados nas unidades básicas de saúde.
O secretário explicou que tem feito remanejamentos orçamentários dentro das possibilidades, mas reconheceu que ainda não há recursos suficientes para atender toda a demanda.

Marília Segatto afirmou que a situação tem provocado filas para autorização de exames e lembrou que, embora o município tenha recebido novas emendas parlamentares, esses valores são vinculados a outras finalidades, como combustível e aquisição de equipamentos, não podendo ser utilizados para exames.

Ela destacou que Sobradinho investe mais de 30% do orçamento municipal em saúde, mas a crise financeira do hospital tem absorvido uma parcela significativa desses recursos.
Atualmente, 134 pessoas aguardam liberação para exames de ressonância magnética.

Diante do cenário, a Secretaria da Saúde está priorizando casos urgentes, em que o diagnóstico rápido é essencial.
A falta de recursos também pode impactar a distribuição de medicamentos não obrigatórios, normalmente adquiridos com recursos do caixa livre da prefeitura, que está comprometido.

Segundo Mehler e Marília, a situação não afeta o abastecimento de insumos para os atendimentos médicos, mas reforçaram que a solução depende de uma definição sobre a gestão do hospital.
O prefeito Maninho Trevisan e o vice-prefeito Nilo Wietzke, atual interventor do Hospital São João Evangelista, estão em negociações para tentar transferir a administração da instituição a uma nova empresa.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade