Uso de máscaras em ambientes abertos passa a ser facultativo nos municípios do Centro Serra

A decisão de retirar a obrigatoriedade foi tomada em conjunto pelos prefeitos que integram a AMC-Serra e anunciada nesta terça-feira (15) pelo presidente da entidade, o prefeito de Segredo Valdir Rodrigues

mar 15, 2022

O uso de máscaras em ambientes abertos passou a ser facultativo nos municípios do Centro Serra. A decisão de retirar a obrigatoriedade foi tomada em conjunto pelos prefeitos que integram a AMC-Serra e anunciada nesta terça-feira (15) pelo presidente da entidade, o prefeito de Segredo Valdir Rodrigues. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho ele disse que os municípios já haviam flexibilizado a fiscalização por conta da menor gravidade da situação da pandemia, e que isso permite a retirada da obrigatoriedade.

Ele lembrou que ambientes fechados, como supermercados e demais estabelecimentos do comércio e de saúde, o uso da máscara continuará sendo exigido. Segundo ele, a decisão poderá ser revista caso haja um novo agravamento da pandemia ou se o Governo do Estado tomar alguma decisão neste sentido.  Municípios de várias regiões do Rio Grande do Sul anunciaram o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras pela população em locais abertos. A (Famurs) enviou um ofício ao Palácio Piratini solicitando as mudanças para todas as 497 cidades do estado, considerando os dados fornecidos pelas equipes de saúde.

O governo do estado afirma que “encaminhou um pedido de estudo a técnicos do governo e ao Comitê Científico no sentido de transformar de obrigação em recomendação o protocolo para este item”. A conclusão do estudo e a implementação de eventuais mudanças estão previstas para os próximos dias.