Usina Hidrelétrica Dona Francisca completa 20 anos de fundação

A construção da obra iniciou em 1998

maio 22, 2021

A Usina Hidrelétrica Dona Francisca completou nesta sexta-feira (21) 20 anos de fundação. Localizada entre os municípios de Agudo e Nova Palma, construção marca a história de desenvolvimento da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Pertencente a Dona Francisca Energética S.A., por meio da Gerdau, Copel, Celesc e StatKraft, e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a usina foi inaugurada no final da tarde do dia 21 de maio de 2001.

Contando com a presença, na época, do vice-presidente da República, Marco Maciel; do governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra; da secretária estadual de Minas e Energia, Dilma Rousseff, além de autoridades regionais, a usina foi inaugurada com capacidade de 125 megawatt de potência, demanda esta, por exemplo, suficiente para atender uma cidade de cerca de 350 mil habitantes.

A construção da obra iniciou em 1998, numa área alagada de 2.098 hectares, a qual abrange os municípios de Agudo, Nova Palma, Pinhal Grande, Ibarama, Arroio do Tigre e Estrela Velha. O investimento total na obra foi de R$ 205 milhões. Da União, o grupo recebeu a concessão para exploração da hidrelétrica pelo período de 35 anos.