Unisc e Corede firmam parceria para atualização do Plano Estratégico

O termo de colaboração prevê a revisão e a atualização do Plano Estratégico nas 28 regiões coredianas, ao longo desse ano, através de um acordo estabelecido entre a secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Fórum dos Coredes.

jul 6, 2022

Foto: Tatiane Luci Rodrigues/Divulgação

Através de uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Fórum dos Coredes RS, foi assinado nesta terça-feira (05) o contrato de prestação de serviços de assessoria para a Atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo. O termo de colaboração prevê a revisão e a atualização do Plano Estratégico nas 28 regiões coredianas, ao longo desse ano, através de um acordo estabelecido entre a secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Fórum dos Coredes. Na região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), essa atividade será feita pela Unisc, sob a coordenação do Professor Markus Erwin Brose, do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

O valor destinado para esse trabalho será de R$ 51.800,00, compreendendo a entrega de quatro produtos, sendo o primeiro deles no final do mês de julho. Na próxima assembleia do Corede/VRP, que será realizada no dia 12 de julho, será apresentada a primeira etapa, trazendo os resultados preliminares da repercussão dos projetos e a evolução dos indicadores regionais de 2017 a 2022. Segundo o reitor da Unisc, professor Rafael Frederico Henn, os Coredes, como fóruns representativos, são de extrema importância para pensar ações e políticas que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, para o Corede Vale do Rio Pardo torna-se importante a Unisc ser a parceira junto com a sua equipe técnica e poder coordenar e liderar o processo de revisão do planejamento estratégico, cujo assunto foi desenvolvido na base do Fórum dos Coredes juntamente com o Governo do Estado, para que fizéssemos a revisão dentro da nossa região. Essa revisão será o espelho daquilo que tivemos de evolução dentro dos diversos projetos e diretrizes do planejamento desde 2015, ressaltou Petry, portanto, é uma satisfação poder contar com o apoio da Unisc para poder desenvolver esse trabalho articulado com toda a assembleia do Corede e as pessoas que vão participar desse processo ao longo do ano.

De acordo com o professor Markus, uma vez cumprida a atual primeira etapa, o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional segue no segundo semestre com o diagnóstico e com o relatório de avaliação, a atualização da visão de futuro, a proposta do modelo de gestão para o plano e a carteira de projetos 2022-2030. Como a região é formada por 23 municípios, alguns encontros deverão ser presenciais e participativos, contemplando as duas microrregiões de abrangência do Corede/VRP. O trabalho, que iniciou no mês de março, será desenvolvido ao longo de todo ano de 2022, culminando com a entrega do plano estratégico consolidado, no mês de dezembro. Brose ressalta que “o trabalho é intenso na análise das muitas mudanças que ocorreram ao longo da década no Vale do Rio Pardo, como base para definir as prioridades até 2030”.