Pesquisar
Close this search box.

UFSM oferece vagas para Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade EaD

O Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade de Educação a Distância, foi pensado para quem pretende estudar, mas não tem disponibilidade para frequentar um curso presencial

Foto: Henrique Lindner

Está disponível até o dia 08 de novembro inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade educação a distância (EaD), polo de Santa Maria, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso tem duração de 2 anos e são oferecidas 60 vagas. As inscrições para a seleção custam R$ 50,00 com prova de seleção no dia 17 de dezembro.

O Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade de Educação a Distância, foi pensado para quem pretende estudar, mas não tem disponibilidade para frequentar de forma regular um curso presencial. De acordo com o coordenador do curso, Alessandro Miola, as aulas são voltadas para quem pretende implantar ou melhorar pomares para o consumo próprio de frutas e/ou para quem deseja empreender para geração de renda. Além disso, o professor destaca que o curso também atende quem deseja se inserir no mundo do trabalho, atuando nessa atividade.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o professor do Colégio politécnico da UFSM, Gustavo pinto da Silva, destacou que o currículo do Curso Técnico em Fruticultura centra-se em componentes básicos para proporcionar uma visão ampla da atividade, relacionando desde o empreendedorismo, mercados e vivências em propriedades rurais. A organização curricular é dividida em módulos, com três modalidades de qualificação profissional: assistente em fruticultura, produtor de árvores frutíferas, assistente de negócios em fruticultura e assistente de controle de produção.

De acordo com os professores, a duração total do curso é de dois anos (1.200 horas de carga horária total), divididas em 4 semestres. O curso não possui estágio, pois oferece disciplinas de vivências com essa finalidade. Um diferencial do curso são os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem voltados totalmente para a prática de campo. Ao longo do tempo, o Colégio Politécnico da UFSM tornou-se uma referência em fruticultura por atuar em atividades de pesquisa, extensão e qualificação com diferentes públicos e por ter um conjunto de docentes e servidores com atuação vinculada ao tema. O curso é totalmente gratuito.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade