UFSM encerra inscrições no Vestibular e PSS com 18 mil pré-inscritos

Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Direito seguem liderando a lista dos mais concorridos

dez 28, 2023

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerrou as inscrições para o Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS), com 18 mil candidatos pré-inscritos. Desse número, 14.011 mil estudantes disputam uma vaga no Vestibular, e outros 3.989 no PSS. A confirmação, contudo, do número definitivo de candidatos ocorrerá só depois do pagamento final das inscrições, nesta quinta-feira, 28. Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Direito seguem liderando a lista dos mais concorridos.

Os dados foram divulgados pelo pró-reitor de Graduação da instituição, Jerônimo Siqueira Tybusch. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Santa Maria, além do campus da UFSM, que possui capacidade para receber de 9 a 10 mil vestibulandos, as provas também devem ser realizadas em salas de escolas estaduais localizadas na região central da cidade.

​Em 2024 e 2025, o ingresso continuará a ser realizado via Sisu e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do terceiro ano, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.