O dia de Nossa Senhora Aparecida será comemorado neste domingo (12), será destaque em três municípios da região. Em Rincão Nossa Senhora Aparecida/Segredo, a programação inicia às 9h30min, com a saída da imagem de Nossa Senhora da Igreja Matriz São Marcos, conduzida pelos Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre, até a gruta no Rincão. Às 10h, será celebrada missa campal pelos padres Élvio e Olinto, reunindo fiéis e devotos em um momento de fé e devoção.
Ao meio-dia, será servido almoço com churrasco de gado e galeto assado, além de sortida copa e cozinha. Durante a tarde, haverá o sorteio da rifa e tarde dançante animada pela Banda G-10 – A Original!. Não haverá cobrança de ingresso. A organização informa que não será aceito pagamento via PIX durante a festa. Em Lagoão, a festa será na comunidade de Ronda Alta. A programação inicia às 9h, com procissão saindo da Igreja Matriz São João Batista até a Capela de Ronda Alta. Às 10h será celebrada missa com batizado, seguida de almoço com churrasco e acompanhamentos.
À tarde, domingueira animada pela banda Novo Cenário. Também haverá sorteio da rifa e brinquedos para as crianças. Já em Ibarama, a festa será na comunidade de Linha São João. A programação inicia às 6 horas com Alvorada Festiva. Às 8h15, acontecem as procissões: uma saindo de Arroio do Tigre, da casa de Olair Scotta, e outra motorizada de Ibarama, com saída do capitel em frente à lotérica. As duas se encontrarão no Morro Alto, de onde seguem juntas até o local da festa. Também haverá procissão a pé, saindo às 7 horas, do capitel em frente à lotérica de Ibarama, passando por Linha Sete, se não chover.
A missa campal será celebrada às 10 horas pelo Padre Matheus, com animação da família Scota e do Grupo Emaús de Arroio do Tigre. A celebração será transmitida pela Rádio Sobradinho AM e também em imagens pelo Facebook das emissoras. Ao meio-dia, haverá churrasco, copa e cozinha. Durante a tarde, a programação segue com apresentação da gaiteira Pâmela Pape e, a partir das 14h30min, tarde dançante com a Banda Doce Pecado. A entrada é gratuita, e durante o intervalo haverá sorteio da rifa. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanham com boletins as festas de Rincão Nossa Senhora Aparecida/Segredo, Linha São João/Ibarama e Ronda Alta/Lagoão.