A Caixa Econômica Federal informou, neste sábado, 11, a liberação do saque calamidade do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – para mais 12 municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo existente. Entre os novos municípios habilitados está Sobradinho.
Na sexta-feira, o banco já havia disponibilizado o benefício para trabalhadores de outras 10 cidades, entre elas Agudo e Candelária. A solicitação do saque calamidade para as cidades já habilitadas pode ser feita pelo aplicativo FGTS, opção Saques, pelo celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Para quem tem dificuldade em usar o aplicativo, pode procurar uma agência da Caixa. Outros municípios também poderão ser beneficiados, mediante comprovação de calamidade pública e envio de documentos necessários à Caixa, além de aprovação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A instituição afirma que está prestando suporte às cidades afetadas para agilizar o processo de habilitação.